Levítico

Capitulo 1
1  E chamou o SENHOR a Moisés, e falou com ele da tenda da congregaçäo, dizendo:
2  Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando algum de vós oferecer oferta ao SENHOR, oferecerá a sua oferta de gado, isto é, de gado vacum e de ovelha.
3  Se a sua oferta for holocausto de gado, oferecerá macho sem defeito; à porta da tenda da congregaçäo a oferecerá, de sua própria vontade, perante o SENHOR.
4  E porá a sua mäo sobre a cabeça do holocausto, para que seja aceito a favor dele, para a sua expiaçäo.
5  Depois degolará o bezerro perante o SENHOR; e os filhos de Aräo, os sacerdotes, ofereceräo o sangue, e espargiräo o sangue em redor sobre o altar que está diante da porta da tenda da congregaçäo.
6  Entäo esfolará o holocausto, e o partirá nos seus pedaços.
7  E os filhos de Aräo, o sacerdote, poräo fogo sobre o altar, pondo em ordem a lenha sobre o fogo.
8  Também os filhos de Aräo, os sacerdotes, poräo em ordem os pedaços, a cabeça e o redenho sobre a lenha que está no fogo em cima do altar;
9  Porém a sua fressura e as suas pernas lavar-se-äo com água; e o sacerdote tudo isso queimará sobre o altar; holocausto é, oferta queimada, de cheiro suave ao SENHOR.
10  E se a sua oferta for de gado miúdo, de ovelhas ou de cabras, para holocausto, oferecerá macho sem defeito.
11  E o degolará ao lado do altar que dá para o norte, perante o SENHOR; e os filhos de Aräo, os sacerdotes, espargiräo o seu sangue em redor sobre o altar.
12  Depois o partirá nos seus pedaços, como também a sua cabeça e o seu redenho; e o sacerdote os porá em ordem sobre a lenha que está no fogo sobre o altar;
13  Porém a fressura e as pernas lavar-se-äo com água; e o sacerdote tudo oferecerá, e o queimará sobre o altar; holocausto é, oferta queimada, de cheiro suave ao SENHOR.
14  E se a sua oferta ao SENHOR for holocausto de aves, oferecerá a sua oferta de rolas ou de pombinhos;
15  E o sacerdote a oferecerá sobre o altar, e tirar-lhe-á a cabeça, e a queimará sobre o altar; e o seu sangue será espremido na parede do altar;
16  E o seu papo com as suas penas tirará e o lançará junto ao altar, para o lado do oriente, no lugar da cinza;
17  E fendê-la-á junto às suas asas, porém näo a partirá; e o sacerdote a queimará em cima do altar sobre a lenha que está no fogo; holocausto é, oferta queimada de cheiro suave ao SENHOR.



Capitulo 2
1  E quando alguma pessoa oferecer oferta de alimentos ao SENHOR, a sua oferta será de flor de farinha, e nela deitará azeite, e porá o incenso sobre ela;
2  E a trará aos filhos de Aräo, os sacerdotes, um dos quais tomará dela um punhado da flor de farinha, e do seu azeite com todo o seu incenso; e o sacerdote a queimará como memorial sobre o altar; oferta queimada é, de cheiro suave ao SENHOR.
3  E o que sobejar da oferta de alimentos, será de Aräo e de seus filhos; coisa santíssima é, das ofertas queimadas ao SENHOR.
4  E, quando ofereceres oferta de alimentos, cozida no forno, será de bolos ázimos de flor de farinha, amassados com azeite, e coscoröes ázimos untados com azeite.
5  E, se a tua oferta for oferta de alimentos cozida na caçoula, será da flor de farinha sem fermento, amassada com azeite.
6  Em pedaços a partirás, e sobre ela deitarás azeite; oferta é de alimentos.
7  E, se a tua oferta for oferta de alimentos de frigideira, far-se-á da flor de farinha com azeite.
8  Entäo trarás a oferta de alimentos, que se fará daquilo, ao SENHOR; e se apresentará ao sacerdote, o qual a levará ao altar.
9  E o sacerdote tomará daquela oferta de alimentos como memorial, e a queimará sobre o altar; oferta queimada é de cheiro suave ao SENHOR.
10  E, o que sobejar da oferta de alimentos, será de Aräo e de seus filhos; coisa santíssima é, das ofertas queimadas ao SENHOR.
11  Nenhuma oferta de alimentos, que oferecerdes ao SENHOR, se fará com fermento; porque de nenhum fermento, nem de mel algum, oferecereis oferta queimada ao SENHOR.
12  Deles oferecereis ao SENHOR por oferta das primícias; porém sobre o altar näo subiräo por cheiro suave.
13  E todas as tuas ofertas dos teus alimentos temperarás com sal; e näo deixarás faltar à tua oferta de alimentos o sal da aliança do teu Deus; em todas as tuas ofertas oferecerás sal.
14  E, se fizeres ao SENHOR oferta de alimentos das primícias, oferecerás como oferta de alimentos das tuas primícias de espigas verdes, tostadas ao fogo; isto é, do gräo trilhado de espigas verdes cheias.
15  E sobre ela deitarás azeite, e porás sobre ela incenso; oferta é de alimentos.
16  Assim o sacerdote queimará o seu memorial do seu gräo trilhado, e do seu azeite, com todo o seu incenso; oferta queimada é ao SENHOR.


Capitulo 3
1  E se a sua oferta for sacrifício pacífico; se a oferecer de gado, macho ou fêmea, a oferecerá sem defeito diante do SENHOR.
2  E porá a sua mäo sobre a cabeça da sua oferta, e a degolará diante da porta da tenda da congregaçäo; e os filhos de Aräo, os sacerdotes, espargiräo o sangue sobre o altar em redor.
3  Depois oferecerá, do sacrifício pacífico, a oferta queimada ao SENHOR; a gordura que cobre a fressura, e toda a gordura que está sobre a fressura,
4  E ambos os rins, e a gordura que está sobre eles, e junto aos lombos, e o redenho que está sobre o fígado com os rins, tirará.
5  E os filhos de Aräo queimaräo isso sobre o altar, em cima do holocausto, que estará sobre a lenha que está no fogo; oferta queimada é de cheiro suave ao SENHOR.
6  E se a sua oferta for de gado miúdo por sacrifício pacífico ao SENHOR, seja macho ou fêmea, sem defeito o oferecerá.
7  Se oferecer um cordeiro por sua oferta, oferecê-lo-á perante o SENHOR;
8  E porá a sua mäo sobre a cabeça da sua oferta, e a degolará diante da tenda da congregaçäo; e os filhos de Aräo espargiräo o seu sangue sobre o altar em redor.
9  Entäo, do sacrifício pacífico, oferecerá ao SENHOR, por oferta queimada, a sua gordura, a cauda toda, a qual tirará do espinhaço, e a gordura que cobre a fressura, e toda a gordura que está sobre a fressura;
10  Como também ambos os rins, e a gordura que está sobre eles, e junto aos lombos, e o redenho que está sobre o fígado com os rins, tirá-los-á.
11  E o sacerdote queimará isso sobre o altar; alimento é da oferta queimada ao SENHOR.
12  Mas, se a sua oferta for uma cabra, perante o SENHOR a oferecerá,
13  E porá a sua mäo sobre a sua cabeça, e a degolará diante da tenda da congregaçäo; e os filhos de Aräo espargiräo o seu sangue sobre o altar em redor.
14  Depois oferecerá dela a sua oferta por oferta queimada ao SENHOR, a gordura que cobre a fressura, e toda a gordura que está sobre a fressura;
15  Como também ambos os rins, e a gordura que está sobre eles, e junto aos lombos, e o redenho que está sobre o fígado com os rins, tirá-los-á.
16  E o sacerdote o queimará sobre o altar; alimento é da oferta queimada de cheiro suave. Toda a gordura será do SENHOR.
17  Estatuto perpétuo é pelas vossas geraçöes, em todas as vossas habitaçöes: nenhuma gordura nem sangue algum comereis.


Capitulo 4
1  Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
2  Fala aos filhos de Israel, dizendo: Quando uma alma pecar, por ignoráncia, contra alguns dos mandamentos do SENHOR, acerca do que näo se deve fazer, e proceder contra algum deles;
3  Se o sacerdote ungido pecar para escándalo do povo, oferecerá ao SENHOR, pelo seu pecado, que cometeu, um novilho sem defeito, por expiaçäo do pecado.
4  E trará o novilho à porta da tenda da congregaçäo, perante o SENHOR, e porá a sua mäo sobre a cabeça do novilho, e degolará o novilho perante o SENHOR.
5  Entäo o sacerdote ungido tomará do sangue do novilho, e o trará à tenda da congregaçäo;
6  E o sacerdote molhará o seu dedo no sangue, e daquele sangue espargirá sete vezes perante o SENHOR diante do véu do santuário.
7  Também o sacerdote porá daquele sangue sobre as pontas do altar do incenso aromático, perante o SENHOR que está na tenda da congregaçäo; e todo o restante do sangue do novilho derramará à base do altar do holocausto, que está à porta da tenda da congregaçäo.
8  E tirará toda a gordura do novilho da expiaçäo; a gordura que cobre a fressura, e toda a gordura que está sobre a fressura,
9  E os dois rins, e a gordura que está sobre eles, que está junto aos lombos, e o redenho de sobre o fígado, com os rins, tirá-los-á,
10  Como se tira do boi do sacrifício pacífico; e o sacerdote os queimará sobre o altar do holocausto.
11  Mas o couro do novilho, e toda a sua carne, com a sua cabeça e as suas pernas, e as suas entranhas, e o seu esterco,
12  Enfim, o novilho todo levará fora do arraial a um lugar limpo, onde se lança a cinza, e o queimará com fogo sobre a lenha; onde se lança a cinza se queimará.
13  Mas, se toda a congregaçäo de Israel pecar por ignoráncia, e o erro for oculto aos olhos do povo, e se fizerem contra alguns dos mandamentos do SENHOR, aquilo que näo se deve fazer, e forem culpados,
14  E quando o pecado que cometeram for conhecido, entäo a congregaçäo oferecerá um novilho, por expiaçäo do pecado, e o trará diante da tenda da congregaçäo,
15  E os anciäos da congregaçäo poräo as suas mäos sobre a cabeça do novilho perante o SENHOR; e degolar-se-á o novilho perante o SENHOR.
16  Entäo o sacerdote ungido trará do sangue do novilho à tenda da congregaçäo,
17  E o sacerdote molhará o seu dedo naquele sangue, e o espargirá sete vezes perante o SENHOR, diante do véu.
18  E daquele sangue porá sobre as pontas do altar, que está perante a face do SENHOR, na tenda da congregaçäo; e todo o restante do sangue derramará à base do altar do holocausto, que está diante da porta da tenda da congregaçäo.
19  E tirará dele toda a sua gordura, e queimá-la-á sobre o altar;
20  E fará a este novilho, como fez ao novilho da expiaçäo; assim lhe fará, e o sacerdote por eles fará propiciaçäo, e lhes será perdoado o pecado.
21  Depois levará o novilho fora do arraial, e o queimará como queimou o primeiro novilho; é expiaçäo do pecado da congregaçäo.
22  Quando um príncipe pecar, e por ignoráncia proceder contra algum dos mandamentos do SENHOR seu Deus, naquilo que näo se deve fazer, e assim for culpado;
23  Ou se o pecado que cometeu lhe for notificado, entäo trará pela sua oferta um bode tirado das cabras, macho sem defeito;
24  E porá a sua mäo sobre a cabeça do bode, e o degolará no lugar onde se degola o holocausto, perante a face do SENHOR; expiaçäo do pecado é.
25  Depois o sacerdote com o seu dedo tomará do sangue da expiaçäo, e o porá sobre as pontas do altar do holocausto; entäo o restante do seu sangue derramará à base do altar do holocausto.
26  Também queimará sobre o altar toda a sua gordura como gordura do sacrifício pacífico; assim o sacerdote por ele fará expiaçäo do seu pecado, e lhe será perdoado.
27  E, se qualquer pessoa do povo da terra pecar por ignorância, fazendo contra algum dos mandamentos do SENHOR, aquilo que näo se deve fazer, e assim for culpada;
28  Ou se o pecado que cometeu lhe for notificado, entäo trará pela sua oferta uma cabra sem defeito, pelo seu pecado que cometeu,
29  E porá a sua mäo sobre a cabeça da oferta da expiaçäo do pecado, e a degolará no lugar do holocausto.
30  Depois o sacerdote com o seu dedo tomará do seu sangue, e o porá sobre as pontas do altar do holocausto; e todo o restante do seu sangue derramará à base do altar;
31  E tirará toda a gordura, como se tira a gordura do sacrifício pacífico; e o sacerdote a queimará sobre o altar, por cheiro suave ao SENHOR; e o sacerdote fará expiaçäo por ela, e ser-lhe-á perdoado o pecado.
32  Mas, se pela sua oferta trouxer uma cordeira para expiaçäo do pecado, sem defeito trará.
33  E porá a sua mäo sobre a cabeça da oferta da expiaçäo do pecado, e a degolará por oferta pelo pecado, no lugar onde se degola o holocausto.
34  Depois o sacerdote com o seu dedo tomará do sangue da expiaçäo do pecado, e o porá sobre as pontas do altar do holocausto; entäo todo o restante do seu sangue derramará na base do altar.
35  E tirará toda a sua gordura, como se tira a gordura do cordeiro do sacrifício pacífico; e o sacerdote a queimará sobre o altar, em cima das ofertas queimadas do SENHOR; assim o sacerdote por ele fará expiaçäo dos seus pecados que cometeu, e ele será perdoado.


Capitulo 5
1  E quando alguma pessoa pecar, ouvindo uma voz de blasfêmia, de que for testemunha, seja porque viu, ou porque soube, se o näo denunciar, entäo levará a sua iniqüidade.
2  Ou, quando alguma pessoa tocar em alguma coisa imunda, seja corpo morto de fera imunda, seja corpo morto de animal imundo, seja corpo morto de réptil imundo, ainda que näo soubes-se, contudo será ele imundo e culpado.
3  Ou, quando tocar a imundícia de um homem, seja qualquer que for a sua imundícia, com que se faça imundo, e lhe for oculto, e o souber depois, será culpado.
4  Ou, quando alguma pessoa jurar, pronunciando temerariamente com os seus lábios, para fazer mal, ou para fazer bem, em tudo o que o homem pronuncia temerariamente com juramento, e lhe for oculto, e o souber depois, culpado será numa destas coisas.
5  Será, pois, que, culpado sendo numa destas coisas, confessará aquilo em que pecou.
6  E a sua expiaçäo trará ao SENHOR, pelo seu pecado que cometeu: uma fêmea de gado miúdo, uma cordeira, ou uma cabrinha pelo pecado; assim o sacerdote por ela fará expiaçäo do seu pecado.
7  Mas, se em sua mäo näo houver recurso para gado miúdo, entäo trará, para expiaçäo da culpa que cometeu, ao SENHOR, duas rolas ou dois pombinhos; um para expiaçäo do pecado, e o outro para holocausto;
8  E os trará ao sacerdote, o qual primeiro oferecerá aquele que é para expiaçäo do pecado; e com a sua unha lhe fenderá a cabeça junto ao pescoço, mas näo o partirá;
9  E do sangue da expiaçäo do pecado espargirá sobre a parede do altar, porém o que sobejar daquele sangue espremer-se-á à base do altar; expiaçäo do pecado é.
10  E do outro fará holocausto conforme ao costume; assim o sacerdote por ela fará expiaçäo do seu pecado que cometeu, e ele será perdoado.
11  Porém, se em sua mäo näo houver recurso para duas rolas, ou dois pombinhos, entäo aquele que pecou trará como oferta a décima parte de um efa de flor de farinha, para expiaçäo do pecado; näo deitará sobre ela azeite nem lhe porá em cima o incenso, porquanto é expiaçäo do pecado;
12  E a trará ao sacerdote, e o sacerdote dela tomará a sua mäo cheia pelo seu memorial, e a queimará sobre o altar, em cima das ofertas queimadas do SENHOR; expiaçäo de pecado é.
13  Assim o sacerdote por ela fará expiaçäo do seu pecado, que cometeu em alguma destas coisas, e lhe será perdoado; e o restante será do sacerdote, como a oferta de alimentos.
14  E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
15  Quando alguma pessoa cometer uma transgressäo, e pecar por ignoráncia nas coisas sagradas do SENHOR, entäo trará ao SENHOR pela expiaçäo, um carneiro sem defeito do rebanho, conforme à tua estimaçäo em siclos de prata, segundo o siclo do santuário, para expiaçäo da culpa.
16  Assim restituirá o que pecar nas coisas sagradas, e ainda lhe acrescentará a quinta parte, e a dará ao sacerdote; assim o sacerdote, com o carneiro da expiaçäo, fará expiaçäo por ele, e ser-lhe-á perdoado o pecado.
17  E, se alguma pessoa pecar, e fizer, contra algum dos mandamentos do SENHOR, aquilo que näo se deve fazer, ainda que o näo soubesse, contudo será ela culpada, e levará a sua iniqüidade;
18  E trará ao sacerdote um carneiro sem defeito do rebanho, conforme à tua estimaçäo, para expiaçäo da culpa, e o sacerdote por ela fará expiaçäo do erro que cometeu sem saber; e ser-lhe-á perdoado.
19  Expiaçäo de culpa é; certamente se fez culpado diante do SENHOR.


Capitulo 6
1  Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
2  Quando alguma pessoa pecar, e transgredir contra o SENHOR, e negar ao seu próximo o que lhe deu em guarda, ou o que deixou na sua mäo, ou o roubo, ou o que reteve violentamente ao seu próximo,
3  Ou que achou o perdido, e o negar com falso juramento, ou fizer alguma outra coisa de todas em que o homem costuma pecar;
4  Será pois que, como pecou e tornou-se culpado, restituirá o que roubou, ou o que reteve violentamente, ou o depósito que lhe foi dado em guarda, ou o perdido que achou,
5  Ou tudo aquilo sobre que jurou falsamente; e o restituirá no seu todo, e ainda sobre isso acrescentará o quinto; àquele de quem é o dará no dia de sua expiaçäo.
6  E a sua expiaçäo trará ao SENHOR: um carneiro sem defeito do rebanho, conforme à tua estimaçäo, para expiaçäo da culpa trará ao sacerdote;
7  E o sacerdote fará expiaçäo por ela diante do SENHOR, e será perdoada de qualquer das coisas que fez, tornando-se culpada.
8  Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
9  Dá ordem a Aräo e a seus filhos, dizendo: Esta é a lei do holocausto; o holocausto será queimado sobre o altar toda a noite até pela manhä, e o fogo do altar arderá nele.
10  E o sacerdote vestirá a sua veste de linho, e vestirá as calças de linho, sobre a sua carne, e levantará a cinza, quando o fogo houver consumido o holocausto sobre o altar, e a porá junto ao altar.
11  Depois despirá as suas vestes, e vestirá outras vestes; e levará a cinza fora do arraial para um lugar limpo.
12  O fogo que está sobre o altar arderá nele, näo se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhä, e sobre ele porá em ordem o holocausto e sobre ele queimará a gordura das ofertas pacíficas.
13  O fogo arderá continuamente sobre o altar; näo se apagará.
14  E esta é a lei da oferta de alimentos: os filhos de Aräo a ofereceräo perante o SENHOR diante do altar.
15  E dela tomará um punhado da flor de farinha, da oferta e do seu azeite, e todo o incenso que estiver sobre a oferta de alimentos; entäo o acenderá sobre o altar, cheiro suave é isso, por ser memorial ao SENHOR.
16  E o restante dela comeräo Aräo e seus filhos; ázimo se comerá no lugar santo, no pátio da tenda da congregaçäo o comeräo.
17  Levedado näo se cozerá; sua porçäo é que lhes dei das minhas ofertas queimadas; coisa santíssima é, como a expiaçäo do pecado e como a expiaçäo da culpa.
18  Todo o homem entre os filhos de Aräo comerá dela; estatuto perpétuo será para as vossas geraçöes das ofertas queimadas do SENHOR; todo o que as tocar será santo.
19  Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
20  Esta é a oferta de Aräo e de seus filhos, a qual ofereceräo ao SENHOR no dia em que ele for ungido; a décima parte de um efa de flor de farinha pela oferta de alimentos contínua; a metade dela pela manhä, e a outra metade à tarde.
21  Numa caçoula se fará com azeite; cozida a trarás; e os pedaços cozidos da oferta oferecerás em cheiro suave ao SENHOR.
22  Também o sacerdote, que de entre seus filhos for ungido em seu lugar, fará o mesmo; por estatuto perpétuo será ela toda queimada ao SENHOR.
23  Assim toda a oferta do sacerdote será totalmente queimada; näo se comerá.
24  Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
25  Fala a Aräo e a seus filhos, dizendo: Esta é a lei da expiaçäo do pecado; no lugar onde se degola o holocausto se degolará a expiaçäo do pecado perante o SENHOR; coisa santíssima é.
26  O sacerdote que a oferecer pelo pecado a comerá; no lugar santo se comerá, no pátio da tenda da congregaçäo.
27  Tudo o que tocar a carne da oferta será santo; se o seu sangue for espargido sobre as vestes de alguém, lavarás em lugar santo aquilo sobre o que caiu.
28  E o vaso de barro em que for cozida será quebrado; porém, se for cozida num vaso de cobre, esfregar-se-á e lavar-se-á na água.
29  Todo o homem entre os sacerdotes a comerá; coisa santíssima é.
30  Porém, näo se comerá nenhuma oferta pelo pecado, cujo sangue se traz à tenda da congregaçäo, para expiar no santuário; no fogo será queimada.


Capitulo 7
1  E esta é a lei da expiaçäo da culpa; coisa santíssima é.
2  No lugar onde degolam o holocausto, degolaräo a oferta pela expiaçäo da culpa, e o seu sangue se espargirá sobre o altar em redor.
3  E dela se oferecerá toda a sua gordura; a cauda, e a gordura que cobre a fressura.
4  Também ambos os rins, e a gordura que neles há, que está junto aos lombos, e o redenho sobre o fígado, com os rins se tirará;
5  E o sacerdote os queimará sobre o altar em oferta queimada ao SENHOR; expiaçäo da culpa é.
6  Todo o varäo entre os sacerdotes a comerá; no lugar santo se comerá; coisa santíssima é.
7  Como a expiaçäo pelo pecado, assim será a expiaçäo da culpa; uma mesma lei haverá para elas; será do sacerdote que houver feito propiciaçäo com ela.
8  Também o sacerdote, que oferecer o holocausto de alguém, terá para si o couro do holocausto que oferecer.
9  Como também toda a oferta que se cozer no forno, com tudo que se preparar na frigideira e na caçoula, será do sacerdote que a oferecer.
10  Também toda a oferta amassada com azeite, ou seca, será de todos os filhos de Aräo, assim de um como de outro.
11  E esta é a lei do sacrifício pacífico que se oferecerá ao SENHOR:
12  Se o oferecer por oferta de açäo de graças, com o sacrifício de açäo de graças, oferecerá bolos ázimos amassados com azeite; e coscoröes ázimos amassados com azeite; e os bolos amassados com azeite seräo fritos, de flor de farinha.
13  Com os bolos oferecerá por sua oferta päo levedado, com o sacrifício de açäo de graças da sua oferta pacífica.
14  E de toda a oferta oferecerá uma parte por oferta alçada ao SENHOR, que será do sacerdote que espargir o sangue da oferta pacífica.
15  Mas a carne do sacrifício de açäo de graças da sua oferta pacífica se comerá no dia do seu oferecimento; nada se deixará dela até à manhä.
16  E, se o sacrifício da sua oferta for voto, ou oferta voluntária, no dia em que oferecer o seu sacrifício se comerá; e o que dele ficar também se comerá no dia seguinte;
17  E o que ainda ficar da carne do sacrifício ao terceiro dia será queimado no fogo.
18  Porque, se da carne do seu sacrifício pacífico se comer ao terceiro dia, aquele que a ofereceu näo será aceito, nem lhe será imputado; coisa abominável será, e a pessoa que dela comer levará a sua iniqüidade.
19  E a carne que tocar alguma coisa imunda näo se comerá; com fogo será queimada; mas da outra carne, qualquer que estiver limpo, comerá dela.
20  Porém, se alguma pessoa comer a carne do sacrifício pacífico, que é do SENHOR, tendo ela sobre si a sua imundícia, aquela pessoa será extirpada do seu povo.
21  E, se uma pessoa tocar alguma coisa imunda, como imundícia de homem, ou gado imundo, ou qualquer abominaçäo imunda, e comer da carne do sacrifício pacífico, que é do SENHOR, aquela pessoa será extirpada do seu povo.
22  Depois falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
23  Fala aos filhos de Israel, dizendo: Nenhuma gordura de boi, nem de carneiro, nem de cabra comereis;
24  Porém pode-se usar da gordura de corpo morto, e da gordura do dilacerado por feras, para toda a obra, mas de nenhuma maneira a comereis;
25  Porque qualquer que comer a gordura do animal, do qual se oferecer ao SENHOR oferta queimada, a pessoa que a comer será extirpada do seu povo.
26  E nenhum sangue comereis em qualquer das vossas habitaçöes, quer de aves quer de gado.
27  Toda a pessoa que comer algum sangue, aquela pessoa será extirpada do seu povo.
28  Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
29  Fala aos filhos de Israel, dizendo: Quem oferecer ao SENHOR o seu sacrifício pacífico, trará a sua oferta ao SENHOR do seu sacrifício pacífico.
30  As suas próprias mäos traräo as ofertas queimadas do SENHOR; a gordura do peito com o peito trará para movê-lo por oferta movida perante o SENHOR.
31  E o sacerdote queimará a gordura sobre o altar, porém o peito será de Aräo e de seus filhos.
32  Também a espádua direita dareis ao sacerdote por oferta alçada dos vossos sacrifícios pacíficos.
33  Aquele dos filhos de Aräo que oferecer o sangue do sacrifício pacífico, e a gordura, esse terá a espádua direita para a sua porçäo;
34  Porque o peito movido e a espádua alçada tomei dos filhos de Israel dos seus sacrifícios pacíficos, e os dei a Aräo, o sacerdote, e a seus filhos, por estatuto perpétuo dos filhos de Israel.
35  Esta é a porçäo de Aräo e a porçäo de seus filhos das ofertas queimadas do SENHOR, desde o dia em que ele os apresentou para administrar o sacerdócio ao SENHOR.
36  O que o SENHOR ordenou que se lhes desse dentre os filhos de Israel no dia em que os ungiu; estatuto perpétuo é pelas suas geraçöes.
37  Esta é a lei do holocausto, da oferta de alimentos, e da expiaçäo do pecado, e da expiaçäo da culpa, e da oferta das consagraçöes, e do sacrifício pacífico,
38  Que o SENHOR ordenou a Moisés no monte Sinai, no dia em que ordenou aos filhos de Israel que oferecessem as suas ofertas ao SENHOR, no deserto de Sinai.


Capitulo 8
1  Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
2  Toma a Aräo e a seus filhos com ele, e as vestes, e o azeite da unçäo, como também o novilho da expiaçäo do pecado, e os dois carneiros, e o cesto dos päes ázimos,
3  E reúne toda a congregaçäo à porta da tenda da congregaçäo.
4  Fez, pois, Moisés como o SENHOR lhe ordenara, e a congregaçäo reuniu-se à porta da tenda da congregaçäo.
5  Entäo disse Moisés à congregaçäo: Isto é o que o SENHOR ordenou que se fizesse.
6  E Moisés fez chegar a Aräo e a seus filhos, e os lavou com água.
7  E vestiu-lhe a túnica, e cingiu-o com o cinto, e pós sobre ele o manto; também pós sobre ele o éfode, e cingiu-o com o cinto de obra esmerada do éfode e o apertou com ele.
8  Depois pós-lhe o peitoral, pondo no peitoral o Urim e o Tumim;
9  E pós a mitra sobre a sua cabeça; e sobre esta, na parte dianteira, pós a lámina de ouro, a coroa da santidade, como o SENHOR ordenara a Moisés.
10  Entäo Moisés tomou o azeite da unçäo, e ungiu o tabernáculo, e tudo o que havia nele, e o santificou;
11  E dele espargiu sete vezes sobre o altar, e ungiu o altar e todos os seus utensílios, como também a pia e a sua base, para santificá-las.
12  Depois derramou do azeite da unçäo sobre a cabeça de Aräo, e ungiu-o, para santificá-lo.
13  Também Moisés fez chegar os filhos de Aräo, e vestiu-lhes as túnicas, e cingiu-os com o cinto, e apertou-lhes as tiaras, como o SENHOR ordenara a Moisés.
14  Entäo fez chegar o novilho da expiaçäo do pecado; e Aräo e seus filhos puseram as suas mäos sobre a cabeça do novilho da expiaçäo do pecado;
15  E o degolou; e Moisés tomou o sangue, e pós dele com o seu dedo sobre as pontas do altar em redor, e purificou o altar; depois derramou o restante do sangue à base do altar, e o santificou, para fazer expiaçäo por ele.
16  Depois tomou toda a gordura que está na fressura, e o redenho do fígado, e os dois rins e a sua gordura; e Moisés queimou-os sobre o altar.
17  Mas o novilho com o seu couro, e a sua carne, e o seu esterco, queimou com fogo fora do arraial, como o SENHOR ordenara a Moisés.
18  Depois fez chegar o carneiro do holocausto; e Aräo e seus filhos puseram as suas mäos sobre a cabeça do carneiro;
19  E degolou-o; e Moisés espargiu o sangue sobre o altar em redor.
20  Partiu também o carneiro nos seus pedaços; e Moisés queimou a cabeça, e os pedaços e a gordura.
21  Porém a fressura e as pernas lavou com água; e Moisés queimou todo o carneiro sobre o altar; holocausto de cheiro suave, uma oferta queimada ao SENHOR, como o SENHOR ordenou a Moisés.
22  Depois fez chegar o outro carneiro, o carneiro da consagraçäo; e Aräo com seus filhos puseram as suas mäos sobre a cabeça do carneiro.
23  E degolou-o; e Moisés tomou do seu sangue, e o pós sobre a ponta da orelha direita de Aräo, e sobre o polegar da sua mäo direita, e sobre o polegar do seu pé direito.
24  Moisés também fez chegar os filhos de Aräo, e pós daquele sangue sobre a ponta da orelha direita deles, e sobre o polegar da sua mäo direita, e sobre o polegar do seu pé direito; e Moisés espargiu o restante do sangue sobre o altar em redor.
25  E tomou a gordura, e a cauda, e toda a gordura que está na fressura, e o redenho do fígado, e ambos os rins, e a sua gordura e a espádua direita.
26  Também do cesto dos päes ázimos, que estava diante do SENHOR, tomou um bolo ázimo, e um bolo de päo azeitado, e um coscoräo, e os pós sobre a gordura e sobre a espádua direita.
27  E tudo isto pós nas mäos de Aräo e nas mäos de seus filhos; e os ofereceu por oferta movida perante o SENHOR.
28  Depois Moisés tomou-os das suas mäos, e os queimou no altar sobre o holocausto; estes foram uma consagraçäo, por cheiro suave, oferta queimada ao SENHOR.
29  E tomou Moisés o peito, e ofereceu-o por oferta movida perante o SENHOR. Aquela foi a porçäo de Moisés do carneiro da consagraçäo, como o SENHOR ordenara a Moisés.
30  Tomou Moisés também do azeite da unçäo, e do sangue que estava sobre o altar, e o espargiu sobre Aräo e sobre as suas vestes, e sobre os seus filhos, e sobre as vestes de seus filhos com ele; e santificou a Aräo e as suas vestes, e seus filhos, e as vestes de seus filhos com ele.
31  E Moisés disse a Aräo, e a seus filhos: Cozei a carne diante da porta da tenda da congregaçäo, e ali a comereis com o päo que está no cesto da consagraçäo, como tenho ordenado, dizendo: Aräo e seus filhos a comeräo.
32  Mas o que sobejar da carne e do päo, queimareis com fogo.
33  Também da porta da tenda da congregaçäo näo saireis por sete dias, até ao dia em que se cumprirem os dias da vossa consagraçäo; porquanto por sete dias ele vos consagrará.
34  Como se fez neste dia, assim o SENHOR ordenou se fizesse, para fazer expiaçäo por vós.
35  Ficareis, pois, à porta da tenda da congregaçäo dia e noite por sete dias, e guardareis as ordenanças do SENHOR, para que näo morrais; porque assim me foi ordenado.
36  E Aräo e seus filhos fizeram todas as coisas que o SENHOR ordenara pela mäo de Moisés.


Capitulo 9
1  E aconteceu, ao dia oitavo, que Moisés chamou a Aräo e seus filhos, e os anciäos de Israel,
2  E disse a Aräo: Toma um bezerro, para expiaçäo do pecado, e um carneiro para holocausto, sem defeito; e traze-os perante o SENHOR.
3  Depois falarás aos filhos de Israel, dizendo: Tomai um bode para expiaçäo do pecado, e um bezerro, e um cordeiro de um ano, sem defeito, para holocausto;
4  Também um boi e um carneiro por sacrifício pacífico, para sacrificar perante o SENHOR, e oferta de alimentos, amassada com azeite; porquanto hoje o SENHOR vos aparecerá.
5  Entäo trouxeram o que ordenara Moisés, diante da tenda da congregaçäo, e chegou-se toda a congregaçäo e se pós perante o SENHOR.
6  E disse Moisés: Esta é a coisa que o SENHOR ordenou que fizésseis; e a glória do SENHOR vos aparecerá.
7  E disse Moisés a Aräo: Chega-te ao altar, e faze a tua expiaçäo de pecado e o teu holocausto; a faze expiaçäo por ti e pelo povo; depois faze a oferta do povo, e faze expiaçäo por eles, como ordenou o SENHOR.
8  Entäo Aräo se chegou ao altar, e degolou o bezerro da expiaçäo que era por si mesmo.
9  E os filhos de Aräo trouxeram-lhe o sangue, e molhou o seu dedo no sangue, e o pós sobre as pontas do altar; e o restante do sangue derramou à base do altar.
10  Mas a gordura, e os rins, e o redenho do fígado de expiaçäo do pecado, queimou sobre o altar, como o SENHOR ordenara a Moisés.
11  Porém a carne e o couro queimou com fogo fora do arraial.
12  Depois degolou o holocausto, e os filhos de Aräo lhe entregaram o sangue, e espargiu-o sobre o altar em redor.
13  Também lhe entregaram o holocausto nos seus pedaços, com a cabeça; e queimou-o sobre o altar.
14  E lavou a fressura e as pernas, e as queimou sobre o holocausto no altar.
15  Depois fez chegar a oferta do povo, e tomou o bode da expiaçäo do pecado, que era pelo povo, e o degolou, e o preparou por expiaçäo do pecado, como o primeiro.
16  Fez também chegar o holocausto, e ofereceu-o segundo o rito.
17  E fez chegar a oferta de alimentos, e a sua mäo encheu dela, e queimou-a sobre o altar, além do holocausto da manhä.
18  Depois degolou o boi e o carneiro em sacrifício pacífico, que era pelo povo; e os filhos de Aräo entregaram-lhe o sangue, que espargiu sobre o altar em redor.
19  Como também a gordura do boi e do carneiro, a cauda, e o que cobre a fressura, e os rins, e o redenho do fígado.
20  E puseram a gordura sobre os peitos, e queimou a gordura sobre o altar;
21  Mas os peitos e a espádua direita Aräo ofereceu por oferta movida perante o SENHOR, como Moisés tinha ordenado.
22  Depois Aräo levantou as suas mäos ao povo e o abençoou; e desceu, havendo feito a expiaçäo do pecado, e o holocausto, e a oferta pacífica.
23  Entäo entraram Moisés e Aräo na tenda da congregaçäo; depois saíram, e abençoaram ao povo; e a glória do SENHOR apareceu a todo o povo.
24  Porque o fogo saiu de diante do SENHOR, e consumiu o holocausto e a gordura, sobre o altar; o que vendo todo o povo, jubilaram e caíram sobre as suas faces.

Capitulo 10
1  E os filhos de Aräo, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário e puseram neles fogo, e colocaram incenso sobre ele, e ofereceram fogo estranho perante o SENHOR, o que näo lhes ordenara.
2  Entäo saiu fogo de diante do SENHOR e os consumiu; e morreram perante o SENHOR.
3  E disse Moisés a Aräo: Isto é o que o SENHOR falou, dizendo: Serei santificado naqueles que se chegarem a mim, e serei glorificado diante de todo o povo. Porém Aräo calou-se.
4  E Moisés chamou a Misael e a Elzafä, filhos de Uziel, tio de Aräo, e disse-lhes: Chegai, levai a vossos irmäos de diante do santuário, para fora do arraial.
5  Entäo chegaram, e os levaram nas suas túnicas para fora do arraial, como Moisés lhes dissera.
6  E Moisés disse a Aräo, e a seus filhos Eleazar e Itamar: Näo descobrireis as vossas cabeças, nem rasgareis vossas vestes, para que näo morrais, nem venha grande indignaçäo sobre toda a congregaçäo; mas vossos irmäos, toda a casa de Israel, lamentem este incêndio que o SENHOR acendeu.
7  Nem saireis da porta da tenda da congregaçäo, para que näo morrais; porque está sobre vós o azeite da unçäo do SENHOR. E fizeram conforme à palavra de Moisés.
8  E falou o SENHOR a Aräo, dizendo:
9  Näo bebereis vinho nem bebida forte, nem tu nem teus filhos contigo, quando entrardes na tenda da congregaçäo, para que näo morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas geraçöes;
10  E para fazer diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo,
11  E para ensinar aos filhos de Israel todos os estatutos que o SENHOR lhes tem falado por meio de Moisés.
12  E disse Moisés a Aräo, e a Eleazar e a Itamar, seus filhos, que lhe ficaram: Tomai a oferta de alimentos, restante das ofertas queimadas do SENHOR, e comei-a sem levedura junto ao altar, porquanto é coisa santíssima.
13  Portanto a comereis no lugar santo; porque isto é a tua porçäo, e a porçäo de teus filhos, das ofertas queimadas do SENHOR; porque assim me foi ordenado.
14  Também o peito da oferta movida e a espádua da oferta alçada, comereis em lugar limpo, tu, e teus filhos e tuas filhas contigo; porque foram dados por tua porçäo, e por porçäo de teus filhos, dos sacrifícios pacíficos dos filhos de Israel.
15  A espádua da oferta alçada e o peito da oferta movida traräo com as ofertas queimadas de gordura, para oferecer por oferta movida perante o SENHOR; o que será por estatuto perpétuo, para ti e para teus filhos contigo, como o SENHOR tem ordenado.
16  E Moisés diligentemente buscou o bode da expiaçäo, e eis que já fora queimado; portanto indignou-se grandemente contra Eleazar e contra Itamar, os filhos de Aräo que ficaram, dizendo:
17  Por que näo comestes a expiaçäo do pecado no lugar santo, pois é coisa santíssima e Deus a deu a vós, para que levásseis a iniqüidade da congregaçäo, para fazer expiaçäo por eles diante do SENHOR?
18  Eis que näo se trouxe o seu sangue para dentro do santuário; certamente devíeis ter comido no santuário, como tenho ordenado.
19  Entäo disse Aräo a Moisés: Eis que hoje ofereceram a sua expiaçäo pelo pecado e o seu holocausto perante o SENHOR, e tais coisas me sucederam; se hoje tivesse comido da oferta da expiaçäo pelo pecado, seria isso porventura aceito aos olhos do SENHOR?
20  E Moisés, ouvindo isto, deu-se por satisfeito.



Capitulo 11
1  E falou o SENHOR a Moisés e a Aräo, dizendo-lhes:
2  Fala aos filhos de Israel, dizendo: Estes säo os animais, que comereis dentre todos os animais que há sobre a terra;
3  Dentre os animais, todo o que tem unhas fendidas, e a fenda das unhas se divide em duas, e rumina, deles comereis.
4  Destes, porém, näo comereis; dos que ruminam ou dos que têm unhas fendidas; o camelo, que rumina, mas näo tem unhas fendidas; esse vos será imundo;
5  E o coelho, porque rumina, mas näo tem as unhas fendidas; esse vos será imundo;
6  E a lebre, porque rumina, mas näo tem as unhas fendidas; essa vos será imunda.
7  Também o porco, porque tem unhas fendidas, e a fenda das unhas se divide em duas, mas näo rumina; este vos será imundo.
8  Das suas carnes näo comereis, nem tocareis nos seus cadáveres; estes vos seräo imundos.
9  De todos os animais que há nas águas, comereis os seguintes: todo o que tem barbatanas e escamas, nas águas, nos mares e nos rios, esses comereis.
10  Mas todo o que näo tem barbatanas, nem escamas, nos mares e nos rios, todo o réptil das águas, e todo o ser vivente que há nas águas, estes seräo para vós abominaçäo.
11  Ser-vos-äo, pois, por abominaçäo; da sua carne näo comereis, e abominareis o seu cadáver.
12  Todo o que näo tem barbatanas ou escamas, nas águas, será para vós abominaçäo.
13  Das aves, estas abominareis; näo se comeräo, seräo abominaçäo: a águia, e o quebrantosso, e o xofrango,
14  E o milhano, e o abutre segundo a sua espécie.
15  Todo o corvo segundo a sua espécie,
16  E o avestruz, e o mocho, e a gaivota, e o gaviäo segundo a sua espécie.
17  E o bufo, e o corvo marinho, e a coruja,
18  E a gralha, e o cisne, e o pelicano,
19  E a cegonha, a garça segundo a sua espécie, e a poupa, e o morcego.
20  Todo o inseto que voa, que anda sobre quatro pés, será para vós uma abominaçäo.
21  Mas isto comereis de todo o inseto que voa, que anda sobre quatro pés: o que tiver pernas sobre os seus pés, para saltar com elas sobre a terra.
22  Deles comereis estes: a locusta segundo a sua espécie, o gafanhoto devorador segundo a sua espécie, o grilo segundo a sua espécie, e o gafanhoto segundo a sua espécie.
23  E todos os outros insetos que voam, que têm quatro pés, seräo para vós uma abominaçäo.
24  E por estes sereis imundos: qualquer que tocar os seus cadáveres, imundo será até à tarde.
25  Qualquer que levar os seus cadáveres lavará as suas vestes, e será imundo até à tarde.
26  Todo o animal que tem unha fendida, mas a fenda näo se divide em duas, e todo o que näo rumina, vos será por imundo; qualquer que tocar neles será imundo.
27  E todo o animal que anda sobre as suas patas, todo o animal que anda a quatro pés, vos será por imundo; qualquer que tocar nos seus cadáveres será imundo até à tarde.
28  E o que levar os seus cadáveres lavará as suas vestes, e será imundo até à tarde; eles vos seräo por imundos.
29  Estes também vos seräo por imundos entre os répteis que se arrastam sobre a terra; a doninha, e o rato, e a tartaruga segundo a sua espécie,
30  E o ouriço cacheiro, e o lagarto, e a lagartixa, e a lesma e a toupeira.
31  Estes vos seräo por imundos dentre todos os répteis; qualquer que os tocar, estando eles mortos, será imundo até à tarde.
32  E tudo aquilo sobre o que cair alguma coisa deles estando eles mortos será imundo; seja vaso de madeira, ou veste, ou pele, ou saco, qualquer instrumento, com que se faz alguma obra, será posto na água, e será imundo até à tarde; depois será limpo.
33  E todo o vaso de barro, em que cair alguma coisa deles, tudo o que houver nele será imundo, e o vaso quebrareis.
34  Todo o alimento que se come, sobre o qual cair água de tais vasos, será imundo; e toda a bebida que se bebe, depositada nesses vasos, será imunda.
35  E aquilo sobre o que cair alguma parte de seu corpo morto, será imundo; o forno e o vaso de barro seräo quebrados; imundos säo: portanto vos seräo por imundos.
36  Porém a fonte ou cisterna, em que se recolhem águas, será limpa, mas quem tocar no seu cadáver será imundo.
37  E, se dos seus cadáveres cair alguma coisa sobre alguma semente que se vai semear, será limpa;
38  Mas se for deitada água sobre a semente, e se dos seus cadáveres cair alguma coisa sobre ela, vos será por imunda.
39  E se morrer algum dos animais, que vos servem de mantimento, quem tocar no seu cadáver será imundo até à tarde;
40  E quem comer do seu cadáver lavará as suas vestes, e será imundo até à tarde; e quem levar o seu corpo morto lavará as suas vestes, e será imundo até à tarde.
41  Também todo o réptil, que se arrasta sobre a terra, será abominaçäo; näo se comerá.
42  Tudo o que anda sobre o ventre, e tudo o que anda sobre quatro pés, ou que tem muitos pés, entre todo o réptil que se arrasta sobre a terra, näo comereis, porquanto säo uma abominaçäo.
43  Näo vos façais abomináveis, por nenhum réptil que se arrasta, nem neles vos contamineis, para näo serdes imundos por eles;
44  Porque eu sou o SENHOR vosso Deus; portanto vós vos santificareis, e sereis santos, porque eu sou santo; e näo vos contaminareis com nenhum réptil que se arrasta sobre a terra;
45  Porque eu sou o SENHOR, que vos fiz subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus, e para que sejais santos; porque eu sou santo.
46  Esta é a lei dos animais, e das aves, e de toda criatura vivente que se move nas águas, e de toda criatura que se arrasta sobre a terra;
47  Para fazer diferença entre o imundo e o limpo; e entre animais que se podem comer e os animais que näo se podem comer.


Capitulo 12
1  Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
2  Fala aos filhos de Israel, dizendo: Se uma mulher conceber e der à luz um menino, será imunda sete dias, assim como nos dias da separaçäo da sua enfermidade, será imunda.
3  E no dia oitavo se circuncidará ao menino a carne do seu prepúcio.
4  Depois ficará ela trinta e três dias no sangue da sua purificaçäo; nenhuma coisa santa tocará e näo entrará no santuário até que se cumpram os dias da sua purificaçäo.
5  Mas, se der à luz uma menina será imunda duas semanas, como na sua separaçäo; depois ficará sessenta e seis dias no sangue da sua purificaçäo.
6  E, quando forem cumpridos os dias da sua purificaçäo por filho ou por filha, trará um cordeiro de um ano por holocausto, e um pombinho ou uma rola para expiaçäo do pecado, diante da porta da tenda da congregaçäo, ao sacerdote.
7  O qual o oferecerá perante o SENHOR, e por ela fará propiciaçäo; e será limpa do fluxo do seu sangue; esta é a lei da que der à luz menino ou menina.
8  Mas, se em sua mäo näo houver recursos para um cordeiro, entäo tomará duas rolas, ou dois pombinhos, um para o holocausto e outro para a propiciaçäo do pecado; assim o sacerdote por ela fará expiaçäo, e será limpa.


Capitulo 13
1  Falou mais o SENHOR a Moisés e a Aräo, dizendo:
2  Quando um homem tiver na pele da sua carne, inchaçäo, ou pústula, ou mancha lustrosa, na pele de sua carne como praga da lepra, entäo será levado a Aräo, o sacerdote, ou a um de seus filhos, os sacerdotes.
3  E o sacerdote examinará a praga na pele da carne; se o pêlo na praga se tornou branco, e a praga parecer mais profunda do que a pele da sua carne, é praga de lepra; o sacerdote o examinará, e o declarará por imundo.
4  Mas, se a mancha na pele de sua carne for branca, e näo parecer mais profunda do que a pele, e o pêlo näo se tornou branco, entäo o sacerdote encerrará o que tem a praga por sete dias;
5  E ao sétimo dia o sacerdote o examinará; e eis que, se a praga, ao seu parecer parou, e na pele näo se estendeu, entäo o sacerdote o encerrará por outros sete dias;
6  E o sacerdote ao sétimo dia o examinará outra vez; e eis que, se a praga se recolheu, e na pele näo se estendeu, entäo o sacerdote o declarará por limpo; é uma pústula; e lavará as suas vestes, e será limpo.
7  Mas, se a pústula na pele se estende grandemente, depois que foi mostrado ao sacerdote para a sua purificaçäo, outra vez será mostrado ao sacerdote,
8  E o sacerdote o examinará, e eis que, se a pústula na pele se tem estendido, o sacerdote o declarará por imundo; é lepra.
9  Quando no homem houver praga de lepra, será levado ao sacerdote,
10  E o sacerdote o examinará, e eis que, se há inchaçäo branca na pele, a qual tornou o pêlo em branco, e houver carne viva na inchaçäo,
11  Lepra inveterada é na pele da sua carne; portanto, o sacerdote o declarará por imundo; näo o encerrará, porque imundo é.
12  E, se a lepra se espalhar de todo na pele, e a lepra cobrir toda a pele do que tem praga, desde a sua cabeça até aos seus pés, quanto podem ver os olhos do sacerdote,
13  Entäo o sacerdote examinará, e eis que, se a lepra tem coberto toda a sua carne, entäo declarará o que tem a praga por limpo; todo se tornou branco; limpo está.
14  Mas no dia em que aparecer nela carne viva será imundo.
15  Vendo, pois, o sacerdote a carne viva, declará-lo-á por imundo; a carne é imunda; é lepra.
16  Ou, tornando a carne viva, e mudando-se em branca, entäo virá ao sacerdote,
17  E este o examinará, e eis que, se a praga se tornou branca, entäo o sacerdote declarará limpo o que tem a praga; limpo está.
18  Se também a carne, em cuja pele houver alguma úlcera, sarar,
19  E, em lugar da pústula, vier inchaçäo branca ou mancha lustrosa, tirando a vermelho, mostrar-se-á entäo ao sacerdote.
20  E o sacerdote examinará, e eis que, se ela parece mais funda do que a pele, e o seu pêlo se tornou branco, o sacerdote o declarará por imundo; é praga da lepra que brotou da pústula.
21  E o sacerdote, vendo-a, e eis que se nela näo houver pêlo branco, nem estiver mais funda do que a pele, mas encolhida, entäo o sacerdote o encerrará por sete dias.
22  Se ela grandemente se estender na pele, o sacerdote o declarará por imundo; praga é.
23  Mas se a mancha parar no seu lugar, näo se estendendo, inflamaçäo da pústula é; o sacerdote, pois, o declarará por limpo.
24  Ou, quando na pele da carne houver queimadura de fogo, e no que é sarado da queimadura houver mancha lustrosa, tirando a vermelho ou branco,
25  E o sacerdote vendo-a, e eis que se o pêlo na mancha se tornou branco e ela parece mais funda do que a pele, lepra é, que floresceu pela queimadura; portanto o sacerdote o declarará por imundo; é praga de lepra.
26  Mas, se o sacerdote, vendo-a, e eis que, se na mancha näo aparecer pêlo branco, nem estiver mais funda do que a pele, mas recolhida, o sacerdote o encerrará por sete dias.
27  Depois o sacerdote o examinará ao sétimo dia; se grandemente se houver estendido na pele, o sacerdote o declarará por imundo; é praga de lepra.
28  Mas se a mancha parar no seu lugar, e na pele näo se estender, mas se recolher, inchaçäo da queimadura é; portanto o sacerdote o declarará por limpo, porque inflamaçäo é da queimadura.

A Benção de Deus Na Sua vida