Salmos

(1)-1 diz: Bem Aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos impios, nem se detém no caminho dos pecadores,nem se assenta na roda dos escarnecedores.

 

(23)-4-5-6 diz: Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.... Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.... Certamente que a bondade e a misericórdia me segurirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do senhor por logos dias.

 

 

(24)-4-5 diz: Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega  a sua alma á vaidade, nem jura engonosamente.... Este receberá  a bênção do senhor e a justiça do Deus da sua salvação.

 

 

(25)-4-5-7 diz: Faze-me saber os teus caminhos, senhor; ensina-me as tuas veredas... Guia-me na tua verdade, e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação; por ti estou esperando todos o dia... Não te lembres dos pecados da minha mocidade, nem das minhas transgressães; mas segundo  a tua misericórdia, lembra-te de mim por tua bondade,senhor

 

 

(27)-14 diz: Espera no senhor,  anima-te, e ele fortalecerá o teu coração espera, pois, no senhor.

 

 

(28)-3 diz: Não me arraste com os ímpios e com os que praticam a iniquidade; que falam de paz ao seu proximo, mais têm mal nos seus coraçães.

 

 

(30)-3-5 diz: Senhor, fizeste subir a minha alma da seputura; conservaste-me a vida para que não descesse ao abismo... Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode dura uma noite, mais a legria vem pela manhâ.

 

 

(31)-1-3-24 diz: Em ti, senhor, confio; nunca me deixes confundido. Livra-me pela sua justiça... Porque tu és minha rocha e a minha fortaleza; assim, por amor do teu nome, guia-me e encaminha-me... Esforçai-vos, e ele fortalecerá o vosso coração, vós todos que esperais no senhor.

 

 

(32)-2-5-11 diz: Bem Aventurado o homem a quem o senhor não imputa maildade,e em cujo espírito não ha engano... Confessei-te o meu pecado. e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Conferssarei ao senhor as minha transgressães; e tu perdoaste a maldade de meu pecado... Alegrai-vos no senhor, e regozijai-vos, vós no justos; e cantai alegrimente, todos vós que sois retos de coração.

 

 

(33)-1-12-21 diz: Regozijai-vos no SENHOR, vós justos, pois aos retos convém o louvor...Bem-aventurada é a naçäo cujo Deus é o SENHOR, e o povo ao qual escolheu para sua herança...Pois nele se alegra o nosso coraçäo; porquanto temos confiado no seu santo nome.

 

 

(35)-9-18-28 diz: E a minha alma se alegrará no SENHOR; alegrar-se-á na sua salvaçäo...Louvar-te-ei na grande congregaçäo; entre muitíssimo povo te celebrarei...E assim a minha língua falará da tua justiça e do teu louvor todo o dia.
 

 

 

(37)-1-5-7-16-18-19-21-25-27-29-39 diz: Näo te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniqüidade...Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará....Descansa no SENHOR, e espera nele; näo te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos....Vale mais o pouco que tem o justo, do que as riquezas de muitos ímpios....O SENHOR conhece os dias dos retos, e a sua herança permanecerá para sempre....Näo seräo envergonhados nos dias maus, e nos dias de fome se fartaräo...O ímpio toma emprestado, e näo paga; mas o justo se compadece e dá...  Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o päo...Aparta-te do mal e faze o bem; e terás morada para sempre....Os justos herdaräo a terra e habitaräo nela para sempre....Mas a salvaçäo dos justos vem do SENHOR; ele é a sua fortaleza no tempo da angústia.

 

 

(40)-4 a 11 diz: Bem-aventurado o homem que pöe no SENHOR a sua confiança, e que näo respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira....Muitas säo, SENHOR meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus pensamentos näo se podem contar diante de ti; se eu os quisera anunciar, e deles falar, säo mais do que se podem contar.... Sacrifício e oferta näo quiseste; os meus ouvidos abriste; holocausto e expiaçäo pelo pecado näo reclamaste.... Entäo disse: Eis aqui venho; no rolo do livro de mim está escrito... Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coraçäo....Preguei a justiça na grande congregaçäo; eis que näo retive os meus lábios, SENHOR, tu o sabes... Näo escondi a tua justiça dentro do meu coraçäo; apregoei a tua fidelidade e a tua salvaçäo. Näo escondi da grande congregaçäo a tua benignidade e a tua verdade...Näo retires de mim, SENHOR, as tuas misericórdias; guardem-me continuamente a tua benignidade e a tua verdade.

 

 

(41)-4-13 diz: Dizia eu: SENHOR, tem piedade de mim; sara a minha alma, porque pequei contra ti.....Bendito seja o SENHOR Deus de Israel de século em século. Amém e Amém.
 

 

 

(46)-1-8-10 diz: Cántico sobre Alamote, para o músico-mor entre os filhos de Coré>> Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia....Vinde, contemplai as obras do SENHOR; que desolaçöes tem feito na terra!.... Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra.

 

 

(47)-1-2-5-6 diz: Salmo para o músico-mor, entre os filhos de Coré>> Batei palmas, todos os povos; aclamai a Deus com voz de triunfo... Porque o SENHOR Altíssimo é tremendo, e Rei grande sobre toda a terra....Deus subiu com júbilo, o SENHOR subiu ao som de trombeta... Cantai louvores a Deus, cantai louvores; cantai louvores ao nosso Rei, cantai louvores. 

 

 

(49)-1 a 5-16 a 17 diz: Ouvi isto, vós todos os povos; inclinai os ouvidos, todos os moradores do mundo,.... Tanto baixos como altos, tanto ricos como pobres.... A minha boca falará de sabedoria, e a meditaçäo do meu coraçäo será de entendimento..... Inclinarei os meus ouvidos a uma parábola;declararei o meu enigma na harpa.... Por que temerei eu nos dias maus, quando me cercar a iniqüidade dos que me armam ciladas?

 

 

(50)-23 diz: Aquele que oferece o sacrifício de louvor me glorificará; e àquele que bem ordena o seu caminho eu mostrarei a salvaçäo de Deus...

 

 

(51) 1-6-10 a 13 diz: Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressöes, segundo a multidäo das tuas misericórdias....Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria.....Cria em mim, ó Deus, um coraçäo puro, e renova em mim um espírito reto... Näo me lances fora da tua presença, e näo retires de mim o teu Espírito Santo....Torna a dar-me a alegria da tua salvaçäo, e sustém-me com um espírito voluntário....Entäo ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converteräo.

 

 

 

(54)-1 diz: Salva-me, ó Deus, pelo teu nome, e faze-me justiça pelo teu poder.

 

 

(55)-17 diz: De tarde e de manhä e ao meio dia orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz..

 

 

 

 

 

(62)-1-2 diz:  A minha alma espera somente em Deus; dele vem a minha salvaçäo.... Só ele é a minha rocha e a minha salvaçäo; é a minha defesa; näo serei grandemente abalado.

 

 

 

(63)-4 diz: Assim eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mäos.


 

(64)-10 diz: O justo se alegrará no SENHOR, e confiará nele, e todos os retos de coraçäo se gloriaräo.

 

 

(66)-1-8-16-20 diz: Celebrai com júbilo a Deus, todas as terras....Bendizei, povos, ao nosso Deus, e fazei ouvir a voz do seu louvor,.....Vinde, e ouvi, todos os que temeis a Deus, e eu contarei o que ele tem feito à minha alma...Bendito seja Deus, que näo rejeitou a minha oraçäo, nem desviou de mim a sua misericórdia.

 

 

(68)-26 diz: Celebrai a Deus nas congregaçöes; ao Senhor, desde a fonte de Israel.

 

 

(72)-18-19 diz: Bendito seja o SENHOR Deus, o Deus de Israel, que só ele faz maravilhas.... E bendito seja para sempre o seu nome glorioso; e encha-se toda a terra da sua glória. Amém e Amém.

 

 

 

(73)-1-27-28 diz: Verdadeiramente bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coraçäo...Pois eis que os que se alongam de ti, pereceräo; tu tens destruído todos aqueles que se desviam de ti.... Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no Senhor DEUS, para anunciar todas as tuas obras.

 

 

(77)-1 diz: Clamei a Deus com a minha voz, a Deus levantei a minha voz, e ele inclinou para mim os ouvidos.
 

 

 

(78)-1 diz: Escutai a minha lei, povo meu; inclinai os vossos ouvidos às palavras da minha boca.

 

 

(79)-8-9 diz: Näo te lembres das nossas iniqüidades passadas; venham ao nosso encontro depressa as tuas misericórdias, pois já estamos muito abatidos... Ajuda-nos, ó Deus da nossa salvaçäo, pela glória do teu nome; e livra-nos, e perdoa os nossos pecados por amor do teu nome.

 

 

 

(80)-3 diz: Faze-nos voltar, ó Deus, e faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos.

 

 

 

(81)-8-9 diz:  Ouve-me, povo meu, e eu te atestarei: Ah, Israel, se me ouvires!.. Näo haverá entre ti deus alheio, nem te prostrarás ante um deus estranho.

 

 

 

(84)-5-10-12 diz: Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coraçäo estäo os caminhos aplanados...Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios...SENHOR dos Exércitos, bem-aventurado o homem que em ti pöe a sua confiança.

 

 

(86)-11 diz: Ensina-me, SENHOR, o teu caminho, e andarei na tua verdade; une o meu coraçäo ao temor do teu nome.

 

 

 

(89)-15-30-31-32-33 diz: Bem-aventurado o povo que conhece o som alegre; andará, ó SENHOR, na luz da tua face...Se os seus filhos deixarem a minha lei, e näo andarem nos meus juízos, Se profanarem os meus preceitos, e näo guardarem os meus mandamentos,...Entäo visitarei a sua transgressäo com a vara, e a sua iniqüidade com açoites... Mas näo retirarei totalmente dele a minha benignidade, nem faltarei à minha fidelidade.

 

 

 

(91)-1-2-3-7 diz: Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará... Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei... Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa

 

 

(94)-15 diz: Mas o juízo voltará à retidäo, e segui-lo-äo todos os retos de coraçäo.

 

 

(95)-8 diz: Näo endureçais os vossos coraçöes, assim como na provocaçäo e como no dia da tentaçäo no deserto;

 

 

(96)3-4 diz: Anunciai entre as naçöes a sua glória; entre todos os povos as suas maravilhas... Porque grande é o SENHOR, e digno de louvor, mais temível do que todos os deuses.

 

 

(97)-7-10-12 diz: Confundidos sejam todos os que servem imagens de escultura, que se gloriam de ídolos; prostrai-vos diante dele todos os deuses...Vós, que amais ao SENHOR, odiai o mal. Ele guarda as almas dos seus santos; ele os livra das mäos dos ímpios... Alegrai-vos, ó justos, no SENHOR, e dai louvores à memória da sua santidade.

 

 

(100)-2 diz: Servi ao SENHOR com alegria; e entrai diante dele com canto.

 

 

 

 

 

 

(101)-4-5-6 diz: Um coraçäo perverso se apartará de mim; näo conhecerei o homem mau... Aquele que murmura do seu próximo às escondidas, eu o destruirei; aquele que tem olhar altivo e coraçäo soberbo, näo suportarei... Os meus olhos estaräo sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá.

 

 

 

 

 

(104)-31 diz: A glória do SENHOR durará para sempre; o SENHOR se alegrará nas suas obras.

 

 


 

(105)-1-11-15 diz: Louvai ao SENHOR, e invocai o seu nome; fazei conhecidas as suas obras entre os povos...Dizendo: A ti darei a terra de Canaä, a regiäo da vossa herança....Dizendo: A ti darei a terra de Canaä, a regiäo da vossa herança.

 

 

 

(107)-40-41-42-43 diz:   Derrama o desprezo sobre os príncipes, e os faz andar desgarrados pelo deserto, onde näo há caminho.... Porém livra ao necessitado da opressäo, em um lugar alto, e multiplica as famílias como rebanhos....Os retos o veräo, e se alegraräo, e toda a iniqüidade tapará a boca.... Quem é sábio observará estas coisas, e eles compreenderäo as benignidades do SENHOR.

 

(111)-1-10 diz: Louvai ao SENHOR. Louvarei ao SENHOR de todo o meu coraçäo, na assembléia dos justos e na congregaçäo....O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre....

 

 

 

(112)-1-2-3-10 diz: Louvai ao SENHOR. Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR, que em seus mandamentos tem grande prazer... A sua semente será poderosa na terra; a geraçäo dos retos será abençoada.... Prosperidade e riquezas haverá na sua casa, e a sua justiça permanece para sempre.

 

 

 

(115)-4-5-6-7-8-13-14 diz: Os ídolos deles säo prata e ouro, obra das mäos dos homens.... Têm boca, mas näo falam; olhos têm, mas näo vêem...Têm ouvidos, mas näo ouvem; narizes têm, mas näo cheiram....Têm mäos, mas näo apalpam; pés têm, mas näo andam; nem som algum sai da sua garganta...A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam.

 

 

 

(116)-1-2-8 diz:  Amo ao SENHOR, porque ele ouviu a minha voz e a minha súplica... Porque inclinou a mim os seus ouvidos; portanto, o invocarei enquanto viver...Porque tu livraste a minha alma da morte, os meus olhos das lágrimas, e os meus pés da queda.

 

 

 

(118)-8-19-20-26 diz: É melhor confiar no SENHOR do que confiar no homem....Abri-me as portas da justiça; entrarei por elas, e louvarei ao SENHOR... Esta é a porta do SENHOR, pela qual os justos entraräo...Bendito aquele que vem em nome do SENHOR; nós vos bendizemos desde a casa do SENHOR...

 

 

 

(119)-1-2-11-101-102-103-104-105-116-142-172 diz: Bem-aventurados os retos em seus caminhos, que andam na lei do SENHOR...Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, e que o buscam com todo o coraçäo...Escondi a tua palavra no meu coraçäo, para eu näo pecar contra ti...Desviei os meus pés de todo caminho mau, para guardar a tua palavra...Näo me apartei dos teus juízos, pois tu me ensinaste... Oh! quäo doces säo as tuas palavras ao meu paladar, mais doces do que o mel à minha boca... Pelos teus mandamentos alcancei entendimento; por isso odeio todo falso caminho...  Lámpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho...Jurei, e o cumprirei, que guardarei os teus justos juízos....A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade...A minha língua falará da tua palavra, pois todos os teus mandamentos säo justiça.

 

 

 

(121)-1-2-8 diz: Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro...O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra...O SENHOR guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.

 

 

 

(126)-5 diz: Os que semeiam em lágrimas segaräo com alegria.

 

 

 

(128)-1-2-3-4 diz: Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos... Pois comerás do trabalho das tuas mäos; feliz serás, e te irá bem... A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa... Eis que assim será abençoado o homem que teme ao SENHOR.

 

 

 

 

(139)-1-2-3-4-23-24 diz: SENHOR, tu me sondaste, e me conheces... Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento...  Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos... Näo havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces....Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coraçäo; prova-me, e conhece os meus pensamentos... E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno. 

 

 

 

(143)-6 diz: Estendo para ti as minhas mäos; a minha alma tem sede de ti, como terra sedenta. (Selá.)

 

 

(144)-2 diz: Benignidade minha e fortaleza minha; alto retiro meu e meu libertador és tu; escudo meu, em quem eu confio, e que me sujeita o meu povo.

 

 

 

 (145)-3-18 diz: Grande é o SENHOR, e muito digno de louvor, e a sua grandeza inexcrutável...Perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade.

 

 

(146)-3-5 diz: Näo confieis em príncipes, nem em filho de homem, em quem näo há salvaçäo...Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, e cuja esperança está posta no SENHOR seu Deus.

 

 

 

(147)-12-13 diz: Louva, ó Jerusalém, ao SENHOR; louva, ó Siäo, ao teu Deus... Porque fortaleceu os ferrolhos das tuas portas; abençoa aos teus filhos dentro de ti.

 

 

 

(149)-2 diz: Alegre-se Israel naquele que o fez, regozijem-se os filhos de Siäo no seu Rei....


A Benção de Deus Na Sua vida